Como obter Licença Ambiental para minha empresa

5 passos importantes que qualquer empresa precisa saber sobre Licenciamento Ambiental

Como obter licença ambiental

Fiscalizações acontecem e elas podem vir quando menos se espera. Estar com a sua licença ambiental em dia é fundamental para a manutenção do alvará de funcionamento de diversos ramos de atividade. Além disso, empresas que demonstram consciência ambiental tem se destacado cada vez mais em frente as demais. Então, para garantir que tudo aconteça da melhor forma possível quando falamos de preservação do meio ambiente e saúde do seu negócio, reunimos 5 dicas que fazem toda a diferença na sua empresa:

Licença Ambiental

1 Minha empresa precisa de Licença Ambiental?

Verifique com seu contador (ou com a gente!) a necessidade dessa autorização. Por exemplo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa disponibiliza uma tabela informativa sobre quais empreendimentos precisam ter o Licenciamento Ambiental Municipal. Você pode acessar clicando aqui. Não esqueça que dependendo do porte e do grau de impacto ambiental do seu negócio sua Licença Ambiental pode não ser responsabilidade do município, mas sim do órgão ambiental estadual ou até mesmo federal. Caso você não precise de Licença Ambiental para operar,lembre-se que ainda assim os cuidados com o meio ambiente são responsabilidade sua.

2 Fique atento à validade da sua licença

As renovações devem ser solicitadas em até 120 dias antes do prazo de vencimento. O órgão ambiental do Paraná (Instituto Água e Terra) não aceita renovações fora do prazo de validade da licença vigente, o que implica em ter que iniciar o licenciamento do zero novamente. Ou seja, mais custo para a empresa.

3 Cumpra as recomendações levantadas nos estudos ambientais

É fundamental cumprir as recomendações levantadas pelos estudos ambientais feitos e condicionantes indicadas pelo órgão ambiental. Não adianta possuir o documento se as ações de redução de impactos ambientais não estão sendo tomadas. Isso caracteriza infração à legislação sendo passível de multa. Precisa entregar o Plano de Gerenciamento de Resíduos atualizado até março de cada ano ou relatórios de monitoramento trimestral, semestral ou anualmente? Não deixe de fazer!

4 Planeje ações de conscientização

É importante planejar ações de conscientização, tais como treinamentos e divulgação de informativos. Isso reafirma o compromisso do seu negócio com a preservação do meio ambiente além de promover a educação ambiental entre os colaboradores.

5 Conte para a sociedade o que vocês têm feito!

Suas ações podem (e devem!) ser utilizadas no marketing do seu negócio. O seu comprometimento é visto como uma excelente influência socioambiental na sua região, tornando sua empresa referência no assunto

Anotou tudo? Então bora colocar em prática e contribuir para a sustentabilidade da nossa região.